Teatro Art’Imagem en el Teatro Municipal Rivoli de Porto
Teatro Art’Imagem presenta del 18 al 24 de noviembre en el Teatro Municipal Rivoli de Porto (Portugal) el espectáculo Ratos e Homens a partir de la obra Of Mice and Men de John Steinbeck y del 28 de noviembre al 4 de dicembre Netzarim Palestina basado en textos do poeta palestino Mahmud Darwich . RATOS e HOMENS a partir da obra “Of Mice and Men”, de John Steinbeck.
Encenação por Fernando Moreira e interpretação de Ângela B. Marques, João Paulo Brito, Luís Araújo, Pedro Carvalho e Valdemar Santos. Conta ainda com a criação de Carlos Adolfo na música, Leuman Ordep no desenho de luz e Ricardo Preto no espaço cénico.
Classificação etária: M/ 12 anos.
Dois amigos inseparáveis, trabalhadores temporários, têm muita dificuldade em arranjar emprego durante o período da Grande Depressão nos Estados Unidos, devido principalmente à deficiência mental de que sofre um deles. Quando conseguem arranjar um trabalho numa quinta, dirigida despoticamente pelo filho do patrão, a sua amizade cimenta-se e estende-se a outros trabalhadores, vítimas de prepotência e, ambos podem finalmente sonhar com uma parcela de terra só para eles. Porém, a tragédia abate-se sobre a dupla, quando a bela e infeliz mulher do filho do patrão entra nas suas vidas.
O Autor propõe-nos um olhar sobre a injustiça, o sonho de uma vida melhor e sobretudo sobre as pequenas coisas. Olhámos cada vez menos para o nosso lado, para o nosso amigo. Amizade, talvez seja disso que a peça trata realmente.
John Steinbeck foi um dos mais brilhantes escritores do séc. XX e prémio Nobel da Literatura em 1962. Em “Ratos e Homens”, uma peça que há quase 50 anos não é representada em Portugal, descreve e fala da vida dos homens trabalhadores da sua América, ao mesmo tempo livres e escravos, bebedores do fel e vinagre das suas “vinhas da ira”, construtores de uma democracia atraiçoada que nunca será deles, de uma América de sonho que nunca chegou a nascer.
RATOS e HOMENS estreou e fez temporada em Novembro/Dezembro 2004, sendo a 79ª criação do Teatro Art’ Imagem.
De 28 Novembro a 4 Dezembro, às 21:30, no Rivoli Teatro Municipal, TEATRO ART’ IMAGEM apresenta:
NETZARIM PALESTINA baseado em textos do poeta palestinianio Mahmud Darwich e em crónicas e reportagens da imprensa.
Encenação por José Leitão e interpretação de Liliana Rosa, Luís Araújo, Micaela Barbosa, Pedro Carvalho e Valdemar Santos. Conta ainda com a criação de Carlos Adolfo na música, Leuman Ordep no desenho de luz e Fátima Maio nos figurinos e adereços cénicos. Classificação etária: M/ 12 anos.
A todos os habitantes, da cidade velha de Nablus, vocês estão cercados por terra e por ar. Rendam-se imediatamente ou dinamitamos as vossas casas. Os homens devem sair com os braços no ar e de tronco nu para mostrar que não carregam qualquer arma. Último aviso a todos os habitantes da cidade velha de Nablus, vocês estão cercados por terra e por ar. Rendam-se imediatamente ou dinamitamos as vossas casas. As mulheres e as crianças devem sair juntas antes dos homens. Todos de mãos no ar.
(excerto da peça “Netzarim Palestina”)
Netzarim: local da faixa de Gaza, de grande concentração militar, onde os jovens palestinianos protestam, atirando pedras, ao exército de ocupação. Em 30 de Setembro de 2000, Jamal al-Durrah e o seu filho Mohamed, de 12 anos, foram baleados quando por ali passavam. A criança morreu, encostada ao ombro do seu pai e este ficou gravemente ferido. Esta macabra cena foi completamente filmada por um repórter estrangeiro e as suas imagens correram mundo.
[…] Teatro documento porque o texto está construído com informação real – testemunhos pessoais, crónicas e notícias jornalísticas de acontecimentos históricos contemporâneos. Teatro ilusão porque se ficciona, se constroem histórias sobre a História. […]